Dia Mundial da Água 2023

Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, assinala-se o Dia Mundial da Água, este ano tendo como ideia central definida pela ONU “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que deseja ver no Mundo”.

Num tempo em que a crise climática está na ordem do dia, diz-nos a sensatez que é de todo aconselhável termos presente o tema do Dia Mundial da Água do já longínquo ano de 1994 “Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um”, reforçado pela recomendação de Jacques Ives Cousteau “Nós nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são, na verdade, um só”.

Este ano a Conferência da ONU sobre a Água terá o apoio dos Países Baixos e do Tadjiquistão, pretendendo-se com ela o lançamento da Agenda de Ação da Água. Decorrerá em Nova Iorque, entre 22 e 24 de março, sob o signo dos objetivos e metas sobre a água presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável.

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas refere que “A Conferência da Água das Nações Unidas de 2023, em março, deve levar a uma ousada agenda de ações relacionadas com a água que dê a esta força vital do nosso planeta o compromisso que ela merece”.

Catarina Albuquerque, diretora executiva da Iniciativa Água Para Todos, do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, a propósito da Conferência da Água e, perante um quadro caracterizado “pelas alterações climáticas, o degelo dos glaciares, o aumento do nível médio das águas do mar, a falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes que vêm impactando as pessoas e seus meios de subsistência”, constata que “a pandemia mostrou a necessidade crítica de acesso à água potável e ao saneamento básico. E que sem isso, não é possível garantir a saúde humana e proteção para futuras pandemias”.

Conquanto seja um fator decisivo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, para a saúde e prosperidade das pessoas e do planeta, os resultados relativamente a metas e objetivos no referente à água, estão muito longe de ser satisfatórios, comprometendo a agenda de desenvolvimento sustentável.

O desiderato de alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, em particular, o 6º objetivo, que visa garantir a todas as pessoas um acesso seguro a água potável e saneamento, está sendo seriamente comprometido pelo aumento da pressão sobre os recursos hídricos devido ao seu uso excessivo. Este decorre do crescimento populacional e com ele os consumos crescentes ao nível da indústria e da agropecuária, a que se somam a crescente poluição, as alterações climáticas, as guerras e outros imprevistos como as pandemias, tornando a meta de acesso de todos a água potável, cada vez mais inacessível. Apraz-nos relembrar que, também nesta problemática, a “Terra Prometida está sempre do outro lado da montanha.

Mais de 30 países enfrentam uma escassez crónica de água. As previsões apontam para que dupliquem e sejam afetadas 3,5 mil milhões de pessoas, no referente ao acesso a água potável segura e a saneamento.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDDA) volta a dar corpo, à iniciativa “H2OFF – Hora de fechar a torneira!”, convidando todas as entidades a promoverem a não utilização de água entre as 22:00 e as 23:00 do dia 22 de março.

Teresa Fernandes, coordenadora Nacional da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, da APDA, salienta que “Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto dos públicos de todas as faixas etárias e diferentes classes sociais, para a necessidade de valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida”.

É imperioso que novas gerações sejam educadas no sentido da preservação dos recursos hídricos, de modo garantir a sobrevivência dos rios e de todas as formas de vida na terra, pois que a água foi, é e continuará a ser o berço da vida. Sem ela não há futuro.


Equipa EPS do AEJD
 

World Water Day 2023 animation starring the hummingbird! 
 
Ciclo da água
 
"VAMOS FECHAR A TORNEIRA À SECA"
 
Águas do Algarve SA
 
Uniting the World for Water Action - 2023 Water Conference | United Nations