Dia Mundial da Diabetes 2022

Na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes, acontecimento que desde 1991 se tem repetido ano após ano, em novembro azuis, que nos fazem lembrar que muito antes da Covid-19 já a humanidade enfrentava esta outra pandemia, que silenciosamente e cada vez menos paulatinamente vai alastrando a todas as faixas etárias.

Não, a diabetes já não é uma doença de idosos ou até de pessoas de meia-idade, transformou-se numa velha e persistente pandemia, numa “doença crónica, debilitante e onerosa com complicações graves, que constituem risco severo para as famílias, estados membros e todo o mundo, podendo comprometer a obtenção de objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente (...)” como refere a resolução 61/225 de 20/12/2006 das Nações Unidas. A sua incidência tem alastrado a adolescentes e crianças, muito por mor dos novos modos de vida que se foram implantando nas últimas décadas.

A prevenção e o diagnóstico precoce da diabetes podem salvar muitas vidas, dado saber-se que um dos grandes problemas desta doença é o seu caráter silencioso, de onde resulta que metade dos adultos afetados não sabe que está doente.

Os rastreios tornados rotina, uma alimentação saudável, equilibrada e adequada, a par da prática de exercício físico, serão instrumentos fundamentais na prevenção da diabetes, alertando e evitando que o “doce” não nos torne a vida mais amarga. De realçar que atividade física continuada reduz a quantidade de insulina necessária ao controlo da glicemia.


 

Outra situação a evitar é a frequente associação entre tabagismo e diabetes, complicando o que já é complicado, pois juntar tabaco com diabetes é como atirar gasolina ao fogo.

Com “Educar para Proteger o Futuro”, tema do Dia Mundial da Diabetes 2022, pretende-se continuar a consciencialização das pessoas para os sinais, sintomas e fatores de risco duma doença cujo crescimento imparável urge refrear, manifestando-se na forma de diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.

A diabetes tipo 1 que afeta cerca de 5 a 10% dos diabéticos é, na maioria dos casos, diagnosticada em crianças, adolescentes e jovens adultos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Surge em consequência da destruição por anticorpos das células do pâncreas produtoras de insulina.

Na diabetes tipo 2 as células não conseguem utilizar a insulina adequadamente, situação conhecida como resistência à insulina, ou o pâncreas não a produz em quantidade suficiente para controlar a glicemia. Afeta cerca de 90% dos diabéticos.

A diabetes gestacional pode desenvolver-se durante a gravidez, caracterizando-se por uma menor eficiência das células no uso da insulina, podendo ou não persistir após o parto e não se sabendo ainda a causa exata da sua ocorrência.

A diabetes afetará já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e, dado que tem continuado a aumentar na generalidade dos países, em 2040 os números deverão atingir valores da ordem dos 642 milhões de pessoas afetadas pela doença. Dados recentes do Observatório Nacional da Diabetes referem que a prevalência da diabetes na população portuguesa da faixa etária compreendida entre os 20 e os 79 anos, já ultrapassará os 13%.

Os custos do tratamento da diabetes constituem mais um dos fatores comprometedores da saúde, da educação e do trabalho de uma fração muito significativa da população mundial.


Nunca será demais continuar a insistir que só a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado nos permitirão cumprir o “Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em 2015 pelos Estados Membros das Nações Unidas.

No âmbito das competências definidas para o Perfil dos alunos à saída de escolaridade obrigatória, pretende-se que os mesmos sejam capazes de:
• adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos, na prática de exercício físico, na sexualidade e nas suas relações com o ambiente e a sociedade.

Neste novembro e nos que hão de vir sejamos todos azul pela próstata e pela diabetes.

 

Equipa EPS do AEJD

 

Dia Mundial da Diabetes – Amor Saúde

DGS Diabetes Vídeo Criança - YouTube

DGS Diabetes Vídeo Adolescente - YouTube

A Diabetes pode ser prevenida – Pense nisso - YouTube