Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

No próximo domingo, dia 30 de outubro, assinala--se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, culminando a campanha do movimento Outubro Rosa cujo grande objetivo tem sido fazer do mês de outubro, um mês de prevenção do cancro da mama.

Todos estamos cientes de que a prevenção deste problema de saúde pública, é um combate de todos os dias, pois que este insidioso inimigo público da mulher, mas também do homem (cerca de 1% de todos os cancros da mama) não tem dado tréguas na sua progressão, como o atesta o facto de nos últimos anos o número de mulheres diagnosticadas com o cancro da mama não ter cessado de aumentar. O cancro da mama (não considerando o cancro da pele) ocupa o 1º lugar na taxa de mortalidade entre as mulheres a nível mundial, representando mesmo uma das principais causas de morte precoce nas mulheres.

É nos países mais desenvolvidos que o cancro da mama continua a aumentar de modo mais significativo, dada a grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para este cancro estreitamente relacionados com estilos de vida e comportamentos que potenciam o seu aparecimento.

No âmbito da prevenção do cancro da mama é conveniente ter presente os múltiplos fatores de risco do cancro da mama, destacando-se entre outros a idade, que é o maior fator de risco para o cancro e os antecedentes familiares, em que o risco é tanto maior quanto maior for o número de familiares atingidas.

O quadro referido exige a concretização de procedimentos e atitudes que possibilitem um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas. Com esse objetivo o Programa de Rastreio de Cancro da Mama (desenvolvido em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários) tem utilizado sobretudo Unidades Móveis que de 2 em 2 anos têm-se deslocado a cada concelho e Unidades Fixas. Às mulheres em idade rastreável (50-69 anos) inscritas nos Centros de Saúde são enviadas cartas-convite para realizar uma mamografia (exame gratuito).

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, tem promovido a iniciativa “Outubro Rosa” com o propósito de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, operacionalizando o seu rastreio, enquanto atividade de medicina preventiva de base comunitária e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.


Não obstante os problemas que têm afetado o SNS, Portugal é um dos países que registam melhores taxas de sobrevivência no cancro da mama (90% em média), atestando o cuidado dispensado a uma doença que constitui um relevante problema de saúde pública. Em todos os campos, e particularmente na saúde, é fundamental incorporar a ideia básica de que as pessoas contam.
 

Equipa EPS do AEJD


Cancro da mama: 5 minutos por mês podem salvar a sua vida
 
Outubro Rosa | Prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama
 
Outubro Rosa | Tratamento do Cancro da Mama