Dia Mundial da Alimentação 2022

Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro de 2022.

No próximo domingo, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, data estabelecida em novembro de 1979 pelos países participantes na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O quadro alimentar a nível mundial nos últimos tempos, tem continuado a caracterizar-se pelo acentuar das ameaças à segurança alimentar, em resultado da situação decorrente da pandemia da Covid19, do agudizar da crise climática e dos conflitos militares que não param de se agravar. Perante esta situação, na celebração do Dia Mundial da Alimentação urge priorizar o imperativo de cumprir o Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável – Erradicar a fome, continuando, para isso, a envidarmos esforços a fim de facultar às populações alimentos disponíveis e acessíveis a todos, independentemente do lugar em que se encontrem.

 

Este ano, com o levantamento das medidas restritivas no âmbito da Covid-19, iremos retomar a realização de uma série de atividades visando assinalar o “Dia Mundial da Alimentação” e que terão lugar no dia 14, dado que o dia 16 coincide com o domingo.

Serão responsáveis pela dinamização e implementação das atividades docentes dos grupos de recrutamento 520 e 230 e do CPT de Cozinha e Pastelaria do 10º ano, alunos do 9º ano e dos cursos profissionais e a equipa EPS do agrupamento. Contamos, igualmente, com a sempre disponível colaboração da direção do agrupamento e das assistentes operacionais.

A ementa do almoço do dia 14 (6ª feira) pretende realçar as vantagens da dieta mediterrânica e com idêntica intenção serão colocados cestos com fruta em diversos locais das escolas do agrupamento.

Os alunos do 9º ano de escolaridade participarão na comemoração deste dia, elaborando e expondo na escola cartazes/posters relativos às vantagens da alimentação mediterrânica na melhoria da saúde individual e comunitária. Os alunos do 9ºK (PCA) e das turmas do PIEF assistirão à visualização do documentário “Somos o que comemos”. Alunos do 12ºN do CPTAS irão proceder à determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), à sensibilização para a utilização de ervas aromáticas na alimentação e, ainda, tal como os do 9ºK, estarão envolvidos no cálculo da quantidade de açúcar presente em vários alimentos. Também os alunos do 10ºano do CPT de Cozinha e Pastelaria participarão na comemoração deste dia, colaborando na preparação de alimentos que serão disponibilizados à comunidade escolar.

 

Grupos de Recrutamento 520 e 230 e Equipa EPS do AEJD

 

World Food Day 2022

World Food Day: World Food Day 2022 | International Food Day 2022

Dieta Mediterrânica em meia dúzia de estratégias