Setembro Mês da Prevenção do Suicídio

Na 3ª feira, dia 20 de setembro, a equipa EPS do AEJD, a convite da Equipa Comunitária de Saúde Mental “Terras do Infante” do CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO ALGARVE – Unidade de Portimão, esteve presente no colóquio – “Construindo a Prevenção do Suicídio na Comunidade” inserido na campanha “Setembro Mês da Prevenção do Suicídio” que decorreu no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, disponibilizado pela Câmara Municipal de Lagos.

A sessão contou com a participação de um leque alargado de entidades e instituições que atuam nos concelhos das chamadas “Terras do Infante” que a diversos níveis lidam com a problemática do suicídio, numa região que depois do Alentejo apresenta a maior prevalência de suicídio no país.

Conforme referido pela equipa proponente “Não é o objetivo do colóquio centrar-se nos procedimentos ou constrangimentos de intervenção/atuação perante uma situação específica de crise de ideação suicida ou comportamento suicidário. O objetivo principal é promover na comunidade a prevenção primária e secundária do suicídio com intuito, num primeiro nível, de evitar os fatores predisponentes e precipitantes, sobre as vulnerabilidades dos indivíduos; num segundo nível, conseguir uma deteção e intervenção precoce dos sinais de alerta e precipitantes de comportamentos suicidários, para poder dar início à intervenção precoce”.

A tónica das intervenções incidiu no que tem sido possível fazer, dada a crónica falta de recursos, na abordagem e acompanhamento da questão da saúde mental, tendo em conta o tabu e a estigmatização que ainda continuam a acompanhá-la e, em particular, as situações envolvendo a problemática do suicídio.

Perante o longo caminho a percorrer, os participantes ficaram cientes que este encontro, foi apenas o primeiro de outros que se seguirão, articulando ações e projetos e conjugando sinergias que ajudem a minorar e a prevenir o suicídio que, nas estatísticas da Organização Mundial de Saúde, ocupa um lugar entre as primeiras 10 causas de morte.

Equipa EPS do AEJD