Dia Mundial da Alimentação 2023

Na próxima 2ª feira, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, data estabelecida pelos países participantes na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ocorrida em novembro de 1979.

O aumento da população continua a um ritmo acelerado, estimando-se que já em 2050 se ultrapasse os nove mil milhões de pessoas. Perante a gravíssima crise climática que o planeta enfrenta, ao ponto de já se falar em colapso do clima, a par de um sem número de conflitos miliares que têm vindo a acontecer, para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial, será necessário que a produção mundial de alimentos aumente em 60%.

Perante este quadro, urge continuar o esforço de implementação dos Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
    • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
    • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
    • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
    • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
    • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Este ano, dando cumprimento a uma tradição já habitual no agrupamento de escolas Júlio Dantas, serão levadas a cabo uma série de atividades visando assinalar o “Dia Mundial da Alimentação” e que terão lugar no dia 17, dada a dificuldade em realizá-las no dia 16, 2ª feira.

Serão responsáveis pela dinamização e implementação das atividades docentes dos grupos de recrutamento 520 e 230 e do CPT de Cozinha e Pastelaria do 11º ano, alunos do 9º ano e das turmas do PIEF, dos cursos profissionais e a equipa EPS do agrupamento. Contamos, igualmente, com a sempre disponível colaboração da direção do agrupamento e das assistentes operacionais.

A ementa do almoço do dia 17 (3ª feira) enquadra-se no âmbito da chamada dieta mediterrânica e a colocação de cestos com fruta em diversos locais das escolas do agrupamento visa chamar a atenção da comunidade escolar para os benefícios do consumo de fruta.

Os alunos do 9º ano de escolaridade participarão na comemoração deste dia, elaborando e expondo na escola cartazes/posters relativos às vantagens da alimentação mediterrânica na melhoria da saúde individual e comunitária. Os alunos das turmas do PIEF estarão envolvidos na construção de uma roda dos alimentos. Alunos do 12ºM2 do CPTAS irão proceder à determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), à medição da pressão arterial, participando, ainda, com trabalhos relativos à quantidade de açúcar presente em vários alimentos e com propostas de dietas saudáveis. Também os alunos do 11ºano do CPT de Cozinha e Pastelaria participarão com o professor Bruno Silveira na comemoração deste dia, preparando alimentos que serão disponibilizados à comunidade escolar.

Grupos de Recrutamento 520 e 230 e Equipa EPS do AEJD