Dia Mundial da Terra 2023

No próximo sábado, dia 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra, também designado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra.

Pretende-se com esta celebração continuar a alertar pessoas e instituições políticas e económicas para a necessidade e premência em reconhecerem que uma parte muito significativa dos recursos do planeta são finitos e, como tal, terão que ser utilizados com parcimónia de modo a preservar o ambiente e a sustentabilidade da Terra.

Este ano o tema para o Dia Mundial da Terra é Investir no nosso planeta, pois que este foi, é e continuará a ser a casa comum de todos os seres vivos. Urge estarmos disponíveis para dedicar o nosso tempo, recursos e energia à resolução da crise climática e restantes problemas ambientais, para que possamos legar às gerações vindouras um planeta habitável e sustentável.

A humanidade que conseguiu enfrentar e derrotar a pandemia da Covid-19, e que continua a defrontar-se com graves problemas para cuja solução as respostas estão longe de ser encontradas, começa a perceber que não mais pode adiar uma outra tarefa, quiçá bem mais hercúlea, a de salvar a Terra da pandemia da ignorância ambiental.

Vamo-nos lembrando do dia da Terra, mas ainda não interiorizámos que todos os dias deverão ser dias da Terra e, por consequência, o investimento na sua proteção constituirá a melhor forma de garantir a prosperidade futura.

Na Cantata da Paz de Sophia de Mello Breyner, musicada por Francisco Fanhais, diz-se que “Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar… Nada pode apagar o concerto dos gritos. O nosso tempo é pecado organizado” que teima em persistir, pois que ao pedido de socorro da Terra-mãe, continuamos a responder com um silêncio ensurdecedor, enquanto se vão acumulando as marcas, não da idade, mas de uma certa atividade humana que nos está conduzindo em velocidade de cruzeiro para o abismo. O ritmo alucinante na redução da biodiversidade, a que já se designa a extinção antropogénica, configura a ideia de que a cada ano temos dado mais um passo em frente.

A extinção de uns e o aparecimento de novos grupos de seres vivos na já longa história da vida da Terra tem sido sempre algo natural. O desaparecimento de uns grupos abriu portas à expansão de outros, veja-se que a extinção dos grandes répteis foi seguida da enorme expansão dos mamíferos e aves. O que torna a situação atual dramática é que esta perda acelerada da biodiversidade da Terra tem um rosto e um rasto, o rosto e o rasto da humanidade.

Esopo dizia que a gratidão é a virtude das almas nobres, mas na relação entre a Terra e a humanidade, gratidão é coisa que não se tem vislumbrado. Também não podemos dizer que a tenhamos cultivado entre nós, porém, nada mais certo que se quisermos deixar um planeta melhor para os nossos filhos, teremos que deixar, também, filhos melhores para o nosso planeta.

Stephen William Hawking, conceituado físico britânico, dizia que “A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta”. Outras constatações tão simples e certeiras como as de Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro ao referir que “Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam suas mãos para cultivá-las”, dão-nos a perceção da distância que vai entre o que é realmente todos manifestarem preocupações relativas à proteção da Terra e o pouco que se dispõem a alterar nos respetivos modos de vida.

Este é o tempo de nos tornarmos mais confiáveis, mais conscientes e doutos para renovar e honrar o compromisso de preservar o ambiente e a sustentabilidade da mãe Terra sem esquecer as palavras sábias do chefe índio Seatle de que a Terra não pertence ao homem, é o homem pertence à Terra.

Que este dia, enquanto membros da comunidade escolar, sirva para nos relembrar que investir e cuidar da nossa casa comum, é o melhor que podemos fazer para acautelar o nosso futuro, neste minúsculo corpo duma pequena galáxia perdida na vastidão do Universo.

 

Equipa EPS do AEJD

 

EARTH DAY 2023 THEME
Earth Day Whatsapp Status | Earth Day 2023 | World Earth Day 2023 theme | World Earth Day 2023
ED2023 Anthem
Earth Day is Every Day. Celebrate Earth Day on April 22, 2023