Dia Mundial Sem Tabaco 2021

“Não fumes! Por ti e pela tua família.”

Na 2.ª feira, dia 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco, uma iniciativa que partiu da Organização Mundial de Saúde (OMS), pretendendo alertar a população para os danos provocados pelo tabaco e sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger todos os que são vítimas do tabagismo tanto na forma ativa como passiva.

Nunca é demais relembrar que o consumo de tabaco constitui uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura, conforme é atestado pela estreita relação entre tabagismo e cancro do pulmão, pois que aquele é considerado o fator de risco mais importante para o aparecimento deste.

Estimativas efetuadas referem que, pelo menos, 80% de todas as mortes provocadas pelo cancro do pulmão decorrem do consumo de tabaco, sendo que o risco de o desenvolver é 10 a 30 vezes maior no caso de fumadores.

Atualmente já foram identificadas as substâncias existentes no tabaco que têm efeito mutagénico nos genes das células saudáveis, com a consequente alteração do mecanismo de crescimento e de funcionamento celular, transformando-as em células cancerígenas.

 

De referir, igualmente, que a exposição ao fumo do tabaco de fumadores (tabagismo passivo) também pode incrementar o risco de desenvolvimento do cancro do pulmão, pela exposição prolongada ao fumo do cigarro, de charutos ou de cachimbos.

Aos efeitos profundamente nefastos para a saúde pública decorrentes do consumo de tabaco juntam-se os causados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, numa combinação fatal e amplificadora da ação de ambos, da qual são vítimas principais as populações mais desfavorecidas.

Os dados da OMS apontam para valores de mortalidade por doenças relacionadas com o tabaco que rondam os 8 milhões de pessoas em cada ano, sendo que mais de um milhão são vítimas de tabagismo passivo. O flagelo do consumo de tabaco assume tal gravidade que se estima que seja responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

É no âmbito deste quadro pouco animador que se integra a ação “Não Fumes! Por ti e pela tua família.”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), visando sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde dos fumadores e de quem os rodeia, em particular nas crianças.

Conscientes de que as agruras da vida não se esfumam numa qualquer nuvem de fumaça, de que o tabaco é intrinsecamente um problema e nunca uma solução, juntamos a nossa voz ao apelo da LPCC “Pela sua saúde, não comece a fumar. Mas, se já fuma, saiba que os benefícios de deixar de fumar são muitos!”.

Equipa EPS do AEJD

 

Dia Mundial sem Tabaco - Liga Portuguesa Contra o Cancro

"Não fumes, por ti, e pela tua família" - Liga Portuguesa Contra o Cancro

Dia Mundial Sem Tabaco | Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão