Dia Europeu do Melanoma 2021

Na próxima 3.ª feira assinala-se mais um Dia Europeu do Melanoma.

Portugal juntou-se à comemoração desta data, instituída em 1999, no ano 2000.

A criação deste dia teve como principal objetivo alertar e consciencializar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que origina na pele, na medida em que as agressões a que esteve sujeita na infância e juventude começam a ser pagas, normalmente, a partir da quarta década de vida.

É sabido que o melanoma constitui o tipo de cancro da pele mais grave. Todos os anos surge um número crescente de novos casos de melanoma em Portugal, o que atesta a ligeireza com que o problema da exposição excessiva ao sol ainda é encarado em Portugal.

 

 

Transcrevemos de seguida um texto da Liga Portuguesa Contra o Cancro a propósito desta data, também conhecida como "Euromelanoma".

“A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como um dos seus principais eixos de intervenção a Prevenção Primária do Cancro, área fundamental na educação para a saúde e promoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis.

Com a entrada da Primavera e a aproximação do Verão, os dias com um índice ultravioleta elevado chegaram! É verdade que a luz solar é fundamental à nossa vida, mas, se a exposição for intensa ou desadequada, pode causar sérios riscos de saúde.

A Organização Mundial de Saúde indica que existem 2 a 3 milhões de novos casos de cancro de pele no mundo, a cada ano, e em Portugal surgem anualmente 12.000 novos casos.

Estes números permitem dizer que em cada 3 novos diagnósticos de cancro, 1 é de cancro de pele.

A aquisição de hábitos saudáveis de exposição ao sol em idade infantil é muito importante para que perdurem ao longo da vida e se diminua o número de casos da doença.

Devido à atual situação pandémica que vivemos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolveu diversos materiais sobre prevenção de cancro de pele, dirigidos a crianças desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

Assim, os professores podem dar aos seus alunos mais informação sobre esta temática tão importante, da forma que acharem mais adequada, com materiais em formato físico ou digital.

Ter cuidados desde cedo face à exposição solar, bem como conhecer a nossa pele e sinais é fundamental para prevenir ou detetar precocemente esta doença que afeta milhões de pessoas no mundo.

Na luta contra o cancro, todos contam!”

Esta luta só será eficaz se se fizer uma aposta séria na prevenção primária do cancro, o que exige a colaboração de todos.

A Equipa de EPS do AEJD