Dia Mundial da Terra 2021

Na 5ª feira, dia 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra, data proposta pelo senador norte-americano Gaylord Nelson como forma de protesto contra a poluição da Terra, perante a constatação das graves consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

A sua iniciativa logrou colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana, tendo obtido uma adesão muito significativa da população americana para a causa da preservação da Terra e do ambiente.

A celebração do Dia Mundial da Terra, envolvendo milhões de pessoas em mais de 190 países e territórios, visa alertar e consciencializar as populações para a necessidade de implementar medidas urgentes e eficazes que promovam a proteção e utilização moderada dos recursos naturais, exigindo a sua concretização a total e empenhada mobilização dos decisores políticos e da sociedade civil.

Nunca como hoje a Terra foi tão agredida, explorada e maltratada por uma criatura nela gerada e criada, cuja ação está afetando, a uma escala nunca vista, equilíbrios fundamentais à sua preservação enquanto sistema, cujo funcionamento depende de relações de interdependência entre todos os seus componentes.

 

A salvação do planeta, como casa comum de todos os seres vivos e da espécie humana em particular, está estreitamente associada à preservação do meio ambiente e à criação/manutenção de um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras, de todos os que compartilham este condomínio.

 

É bom não pensar que o desaparecimento de animais e plantas que nunca vimos, dos quais nem ouvimos falar, é algo que não nos afeta. Nada menos verdadeiro, pois cada espécie tem o seu papel no funcionamento e manutenção dos ecossistemas. O desaparecimento de uma espécie afeta, por vezes de forma irreversível, muitas outras.

Dados de 2019 da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) colocam Portugal em 4.º lugar entre os países europeus com mais espécies em risco de extinção.

“Vemos, ouvimos e lemos …não podemos ignorar” os sinais indicativos do perigo e consequências do aquecimento global da Terra, traduzidos no aumento da temperatura global da Terra; na aceleração vertiginosa do ritmo de extinção e ameaça de espécies animais e vegetais; na desflorestação desenfreada das florestas húmidas com perdas irreparáveis para a biodiversidade; no aumento do nível dos oceanos e consequente ameaça das populações ribeirinhas; na escassez de água potável, potenciadora de mais conflitos pela disputa deste recurso fundamental à vida e atividade das populações; no aumento assustador do número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.

É urgente, é necessário que enquanto condóminos e usufrutuários deste planeta reafirmemos o nosso compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Neste dia de cariz educativo, enquanto membros da comunidade escolar, seria importante que pensássemos e realizássemos algum ato que contribuísse para a proteção deste “planeta azul” a que chamamos casa e que, dia após dia, nos sintamos gratos por continuar a partilhá-lo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=irlrNvvL15g

https://www.conservation.org/nature-is-speaking/portuguese?ytVideoId=o6nismamvxU#

https://www.youtube.com/watch?v=WU1NGy1_ZT4

 

Equipa EPS do AEJD