Dia Mundial da Saúde 2021

Na 4.ª feira, dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, no decurso da primeira assembleia da OMS e comemorada desde 1950.

São objetivos principais da celebração do Dia Mundial da Saúde a sensibilização e a educação da sociedade para a importância dos cuidados de saúde visando a promoção do bem-estar das populações, com particular destaque a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Tem sido prática da OMS, para cada ano, a escolha de um tema central a ser debatido no Dia Mundial da Saúde, passando este a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS.

Para este ano, perante a crise global do novo coronavírus a que a comunidade mundial tem estado sujeita na sequência do desencadear da pandemia da Covid-19, nunca como hoje o contributo da OMS na construção de um mundo mais justo e saudável foi tão urgente e necessário, daí que o tema deste ano seja "Construir um mundo mais justo e saudável", dada a persistência das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e a necessidade de mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a resolução deste problema.

Na hercúlea tarefa de combate à pandemia desencadeada há mais de um ano, os trabalhadores da saúde e os cientistas têm ultrapassado todos os limites de esforço, dedicação, sacrifício e compromisso humanamente possíveis na execução do seu trabalho, aplicando-se-lhes, com toda a justiça, a frase de Winston Churchill pronunciada em 1940, “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
A constatação desta dívida de gratidão levou a que os participantes da 73.ª Assembleia Mundial da Saúde, ocorrida em Genebra, tivessem anunciado 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores.

Equipa EPS do AEJD