Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital 2020

Ninguém sugere que às flores se retirem as pétalas!

O que seria de uma rosa sem pétalas?

O Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é assinalado no dia 6 de fevereiro, por designação da Assembleia Geral da ONU, em 2012, visando ampliar e direcionar os esforços para a eliminação duma prática a todos os títulos indigna e reconhecida como uma violação de direitos humanos.

A ocorrência da mutilação genital feminina, num conjunto de mais de 30 países africanos e do Médio Oriente, configura um modo de controlo da sexualidade da mulher e só pode ser considerada como bárbara e aviltante nos tempos que correm.

Esta prática ancestral é realizada, normalmente, em jovens raparigas com idade inferior a 15 anos, a pedido da família, não podendo, contudo, ser ignorada a enorme pressão do grupo social a que estão ligadas.

Afetando, atualmente, cerca de 8 mil mulheres por dia, constitui uma grave ameaça à saúde, integridade, dignidade e autoestima de raparigas e mulheres que dela têm sido vítimas, nada justificando o seu enquadramento como uma tradição cultural das populações que a praticam.

As Nações Unidas estão fortemente empenhadas e esperançadas de que esta prática desumana, cruel e desrespeitadora da integridade das mulheres sofra uma erradicação total até 2030 e, assim, se avance no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 preconizador da igualdade de género.

Oxalá esta pretensão se cumpra e não continue o homem a destruir aquilo que a natureza criou.

Equipa EPS do AEJD