Projeto Medea 9 - Entrega do 1º Prémio

No dia 5 de novembro de 2018, na ESJD, realizou-se a entrega do 1.º prémio do projeto Medea 9 aos alunos Dinis Melo, Ivan Cojocaru, Vasco Godinho, Ricardo Ramos e João Correia, do curso de Ciências e Tecnologias.

 No evento estiveram presentes membros da direção da ESJD, representantes da REN (Rede Elétrica Nacional), da SPF (Sociedade Portuguesa de Física), da autarquia, órgãos de comunicação social, encarregados de educação, professores e colegas da equipa vencedora.

A equipa, julios9, realizou um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos de baixa frequência que nos rodeiam e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia-a-dia: em casa, com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou na proximidade de equipamento de transporte de energia elétrica.

 O trabalho permitiu concluir que os campos magnéticos mais elevados medidos na ESJD foram perto de equipamentos usados durante curtos períodos de tempo e obtiveram-se sempre valores muito menores que os indicados pela lei portuguesa e pela Organização Mundial de Saúde.

Por exemplo, perto da placa de aquecimento de 600 W (lab. Química) mediu-se um campo magnético de 72 µT (cerca de 3 vezes menor que o máximo permitido) e no local do operador da fotocopiadora mediu-se 167 nT (cerca de 1200 vezes menor que o máximo permitido).

Esse trabalho pode ser consultado na página https://medea.spf.pt/distinguidos-medea/