Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro 2018

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comemora o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro de cada ano, relembrando a fundação da Organização em 1945.

Este ano apelou à participação de crianças e adolescentes do mundo inteiro (os jovens adultos dos anos 2030) para expressarem, em forma de desenho, o modo como alcançar a meta de erradicar a fome até 2030, e a consciencializarmo-nos que todos teremos que fazer parte da geração # Fome Zero, indo ao encontro do Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável – Erradicar a fome.

Torna-se premente alertar a nova geração para uma realidade alimentar do mundo em que ainda existem 815 milhões de pessoas afetadas pela fome, a que acresce um montante muito significativo de outras sofrendo de excesso de peso. Alterar radicalmente este quadro de má nutrição é um dever de todos, de modo a proporcionar condições de segurança alimentar e de dietas nutritivas e saudáveis.

Empenhados nesses objetivos os docentes dos grupos de recrutamento 520 e 230 e da equipa Escola Promotora de Saúde, contando com a sempre disponível colaboração da direção do agrupamento e das assistentes operacionais, propuseram-se dinamizar algumas atividades para assinalar o “Dia Mundial da Alimentação”, realçando a proposta de uma ementa com características da dieta mediterrânica.

Também os alunos do 9.º ano de escolaridade e do 10ºano do CPTRBar, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologia Alimentar, participarão na comemoração deste dia, elaborando e expondo cartazes relativos às vantagens da alimentação mediterrânica na melhoria da saúde individual e comunitária e cálculo da quantidade de açúcar presente em vários alimentos. Também os alunos do CPTAS do 11.º ano participarão no rastreio de alguns parâmetros de saúde.

Nas escolas Tecnopolis e Júlio Dantas proceder-se-á à colocação de cestos de fruta, em variados locais da escola com o propósito de incentivar o seu consumo. Serão também disponibilizados alguns cestos às escolas do primeiro ciclo.

Grupos de Recrutamento 520 e 230 e EPS 

 

Cartaz