Projeto “Alemão a Caminho”

No passado dia 22 de novembro, o Göethe Institut visitou o nosso agrupamento na pessoa da professora Helena Dawin e no âmbito do projeto “Alemão a Caminho”.  

Graças à aprendizagem de uma nova língua, entram na consciência uma infinidade de nuances, semelhanças, diferenças, relações entre os elementos; finalmente, obtém-se uma visão mais ampla de todas as coisas.
(Arthur Schopenhauer – filósofo alemão)

 

Foi um dia repleto de convívio intenso com a língua alemã, por vezes de forma lúdica, outras vezes com atividades mais sérias. Os workshops abrangeram temas muito diversificados, desde o Turismo, passando pela Geografia até à Literatura e Costumes dos países de expressão alemã. Com esta iniciativa, foram contempladas as turmas dos cursos profissionais relacionados com a atividade turística (10º K e L de Turismo e 11º H de Receção) e ainda uma turma do ensino básico (9º F). Foi feita ainda uma experiência lúdica com uma turma do segundo ciclo (6º C) que não tem conhecimentos desta língua, mas que pode vir a escolhê-la no 7º ano. Ainda em relação a esta turma, e em nome da professora Helena Dawin, agradecemos a disponibilidade e colaboração da professora Isabel Silva (professora de Inglês da turma, que colocou a sua aula à disposição para se conseguir realizar esta experiência). O ambiente dos workshops foi de diversão e de aprendizagem colaborativa ao máximo expoente.
Estes alunos concluíram que, aprendendo a falar alemão, estarão em nítida vantagem profissional e comercial, pois podem comunicar diretamente com futuros parceiros alemães (http://www.goethe.de/lrn/prj/zgd/pt867247.htm).

 

Se você fala com um homem numa língua que ele conhece, ela atinge sua cabeça. Se você fala com um homem na língua dele, ela atinge seu coração.
(Nelson Mandela – ex-Presidente da África do Sul; Prêmio Nobel da Paz de 1993)
O grupo de Alemão 340