Campeonato Mundial de Desporto Escolar 2023

Campeonato Mundial de Desporto Escolar, lacobrigense Sofia Riel alcança brilhante 8.º lugar.

Sofia Riel, aluna de Lagos regressou do Campeonato Mundial do Desporto Escolar com resultados de destaque.

A aluna lacobrigense Sofia Riel do 9.° ano do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas em Lagos regressou no dia 28 de agosto do Rio de Janeiro (Brasil) onde participou no Campeonato Mundial do Desporto Escolar na modalidade de Atletismo. Neste Campeonato do Mundo a algarvia obteve resultados de destaque, alcançando o 8.º lugar (finalista) nas provas de Salto em Altura, Triplo Salto e na estafeta, onde correu os 300m da Seleção Nacional de Portugal.

O Campeonato Mundial de Desporto Escolar decorreu no Rio de Janeiro de 18 a 28 de agosto, sendo uma competição internacional organizada pela ISF(International School Sport Federation), sendo reconhecida como ISF U15 GYMNASIADE 2023, com a presença de 2118 atletas de 48 países. O Desporto e a Educação do Algarve e de Lagos, estão de parabéns.

Recorde-se que a Sofia Riel foi a única aluna Campeã Nacional de Atletismo Escolar representando uma escola do Sul do país, sendo assim selecionada entre as melhores para as únicas 4 vagas da representação portuguesa no Brasil. Foi a única representante do Algarve nestes campeonatos de todas as modalidades, evidenciando-se como um feito único para o desporto e educação lacobrigense. Acrescenta-se o excelente rendimento académico, com nível 5 a todas as disciplinas do 9.º ano, na conciliação perfeita entre desporto-escola.

A Sofia Riel e o Prof. Ricardo Santos (treinador) agradecem o apoio do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, da Freguesia S. Gonçalo de Lagos e do Município de Lagos.