Caminhada Natureza 11.º I

No passado dia 16 de março, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo da turma I do 11.º ano tiveram um dia de aulas diferente do habitual. 

Acompanhados pelas professoras Lídia Oliveira, Marta Pereira e Benvinda Pessoa, aceitaram o desafio proposto: uma caminhada ao redor da natureza do sudoeste algarvio. Num percurso circular entre o centro da freguesia de Odeceixe e a praia da mesma localidade, percorrendo uma distância de cerca de 15 quilómetros debaixo de um sol quente e primaveril, foram trabalhados aspetos absolutamente importantes na formação integral dos alunos: relacionamento interpessoal, comunicação, autonomia, resolução de problemas, respeito pelo meio envolvente.

Estas competências são transversais às diversas disciplinas e revestem-se de especial importância, desde a fase curricular de aprendizagens em sala de aula, até à aplicação das mesmas no período de Formação em Contexto de Trabalho que se aproxima para estes alunos. Embora cansados e transpirados, os discentes superaram o desafio.

Consideraram que foi uma excelente oportunidade para, não só se conhecerem melhor, mas também conhecerem melhor as potencialidades de uma região amplamente procurada por turistas nacionais e estrangeiros. Todos os envolvidos nesta atividade destacaram a relevância deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento e melhoria de aprendizagens significativas a todas as disciplinas.