Visita de Estudo à Associação A ROCHA

No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do 11.º G visitaram a Associação A Rocha, no âmbito das atividades de Cidadania. 

Os alunos viajaram de comboio até à Mexilhoeira Grande, acompanhados pelas professoras de Português, Filosofia e Geografia A.


A visita iniciou-se com uma palestra, onde os alunos puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela Associação A Rocha.
A seguir, os alunos participaram numa experiência prática, em ligação com o meio ambiente, uma vez que o domínio escolhido das atividades de Cidadania é a Educação Ambiental, sendo possível vivenciar algumas das situações referidas na palestra apresentada na primeira parte da visita. De seguida, divididos em pequenos grupos, os alunos participaram na recolha de lixo numa praia da Laguna da “Ria de Alvor”, com o objetivo de medir a quantidade de microplásticos e, posteriormente, fazer o tratamento dos resultados, na medida em que se pretende desenvolver atividades relacionadas com os microplásticos e o lixo no mar.


Os alunos fizeram uma pequena reportagem fotográfica para servir de base aos trabalhos que irão realizar no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Estas atividades serão realizadas em trabalho colaborativo, mobilizando as várias disciplinas, e os produtos finais serão divulgados no 3.º período, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a redução de plásticos.