Coordenador Nacional (Prof. Vítor Pardal) e Sub-coordenador (Prof. Luís de Deus) são responsáveis pela gestão do programa a nível nacional, que propõe e monitoriza a ação pedagógica na rede nacional de Escola UAARE.

Coordenadora Regional (Profª Ângela Abrantes) é responsável pela monitorização da ação pedagógica na rede de Escolas UAARE ao nível do Algarve e Alentejo.

A equipa de escola UAARE é a equipa constituída pelos professores acompanhantes; pelo psicólogo; pelos professores da Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) e por todos os professores dos Conselhos de Turma que integram alunos-atletas UAARE, com os quais toda a articulação tem de ser agilizada.

Os Professores Acompanhantes (Vítor Rito e Bruno Reis) efetuam a gestão dos percursos individuais de aprendizagem dos alunos UAARE, articulam com todos os intervenientes os percursos escolares e desportivos dos alunos-atletas e propõem e organizam aulas de apoio ao estudo, tendo por base as necessidades dos alunos-atletas UAARE.

O Psicólogo UAARE (João Gandaio), presta apoio psicopedagógico individualizado. Promove à intervenção preventiva junto dos alunos-atletas para mobilizar e reforçar competências de vida aplicáveis tanto no desporto como na escola, fornecendo reforço, apoio e aconselhamento por forma a melhorar as suas capacidades de gestão da ansiedade e frustração e superação de dificuldades /obstáculos.

Os Professores da Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) são os professores que promovem o apoio presencial ou online aos alunos UAARE e articulam com os professores que lecionam as disciplinas curriculares nos conselhos de turma.

O Interlocutor Desportivo é o elemento que representa a federação, associação ou o clube desportivo junto da Escola UAARE, para o desenvolvimento da carreira dupla dos alunos-atletas.

Portaria n.º 275/2019 - Cria e regulamenta as condições de funcionamento das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Decreto-Lei n.º 45/2013 - Estabelece as medidas específicas de apoio à preparação e participação internacional das seleções ou outras representações desportivas nacionais.

Decreto-Lei n.º 272/2009 -Estabelece as medidas específicas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento.

As UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) têm os seguintes destinatários:
  1. Alunos - atletas de nível I com estatuto de alto rendimento, ao abrigo do Decreto -Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro;
  2. Alunos - atletas de nível II, que integrem seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, ao abrigo do Decreto -Lei n.º 45/2013, de 5 de abril;
  3. Alunos - atletas de nível III, que revelem potencial talento desportivo, mediante comprovativo que ateste tal estatuto, com evidências relevantes, validadas pelo diretor técnico nacional da federação da respetiva modalidade desportiva;
  4. Alunos-atletas noutras situações (alínea d), autorizadas pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do desporto, mediante parecer prévio da Direção - Geral da Educação (DGE);
  5. Outros agentes desportivos previstos no artigo 25.º do Decreto -Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, e no artigo 13.º do Decreto -Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas.

A Equipa UAARE dispõe de uma sala própria – sala SEAM (Sala de Estudo Aprender Mais), reservada à Equipa e a todos os alunos - atletas UAARE, a qual funciona na Biblioteca da Escola Secundária Júlio Dantas, numa sala localizada do lado esquerdo.

A SEAM é um espaço preparado para os alunos-atletas realizarem estudo/trabalho autónomo e onde são prestados os apoios pelos professores da SEAM.

Os apoios da SEAM procuram essencialmente a recuperação ou antecipação de aprendizagens, motivadas pela ausência dos alunos-atletas, devido à participação nas competições desportivas, procurando dar resposta às necessidades que estes apresentem, em articulação com os prof. acompanhantes, os profs da SEAM e os professores curriculares.

Neste ano letivo estão contempladas as disciplinas de Português, Matemática, Biologia e Geologia, Economia, Geografia, Geometria Descritiva, Física e Química e Filosofia. A definição deste apoios está relacionada com a consolidação das aprendizagens dos alunos-atletas, particularmente nas disciplinas com exame nacional.

Estes apoios assumem-se como essenciais, nomeadamente nas situações de maior ausência dos alunos-atletas, motivada pela participação nas competições desportivas. Nessas situações, os apoios UAARE (em articulação com os profs. acompanhantes, os profs. da SEAM e os profs. dos Conselhos de Turma) destinam-se a promover a recuperação ou antecipação de aprendizagens, mediante as necessidades ou solicitações dos alunos-atletas.

Newsletter UAARE do AEJD

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CONTACTOS

Prof. acompanhante: Vítor Rito

Prof. acompanhante: Bruno Reis

Subdiretor: Nelson Alegre

Correio eletrónico: uaare@aejd.pt