Dia do Não Fumador (2019)

No próximo domingo, dia 17, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador.

Longe vão os tempos do glamour do fumo do cigarro, das imagens de Marlene Dietrich de cigarro entre os dedos, emanando uma enorme dose de sensualidade e irradiando a ideia de uma mulher forte e independente; de Robert Norris, o homem dos cigarros da Marlboro, com um chapéu de cowboy e a acender um cigarro, confiante e decidido, um de entre os muitos estereótipos que alimentava uma certa masculinidade. Ironia das ironias, este homem, que durante 12 anos promoveu a marca Marlboro, nunca fumou e morreu no passado domingo, dia 3 de novembro, aos noventa anos.

Com a comemoração desta data pretende-se continuar um trabalho de sensibilização para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e ajudar a encontrar as formas mais eficazes para a libertação das garras do vício do fumo, estando perfeitamente conscientes da dificuldade desta incumbência, do seu caráter de receita única, pessoal, sabedores de que o que resulta com alguns não tem qualquer efeito noutros.

A luta contra o tabagismo é uma tarefa ingrata, feita de avanços e recuos, de desânimos e, por vezes, de algumas alegrias, mas nunca terminada, pois, por cada resgaste conseguido, logo estarão surgindo um sem número de novos candidatos a desfrutar das ilusões, dos desejos secretos da “maldita nicotina”.

Sabendo que a todo o tempo é tempo de meditar e decidir, seria bom, diríamos que seria mesmo muito bom, se hoje, ou mesmo amanhã e até depois de depois de amanhã, fizesse um compasso de espera e propusesse a si próprio um dos desafios da sua vida, a decisão de deixar de fumar.

Equipa EPS do AEJD