Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2023

No próximo domingo, dia 30 de janeiro, assinala-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, data escolhida em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Lhorenç Vidal, e mais tarde adotada pela comunidade internacional, em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 30 de janeiro de 1948, no contexto político que presidiu à independência da Índia.

O propósito da sinalização deste dia é o de lembrar alunos, pais, professores, entidades oficiais e comunidade em geral para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.

A escola enquanto espaço privilegiado de encontro, de criação de laços, de construção e de crescimento como pessoas, não poderá, em caso algum, ser transformada numa arena de confrontos, um lugar onde o bullying faça florescer ódios e ressentimentos para futuras vinganças.

Nas suas várias expressões, a violência continua a ser um problema do dia a dia das escolas, tal como no mundo online. O quotidiano de tantas famílias é tão complexo e distante dos padrões tomados como normais, que não é invulgar que os perpetradores de práticas de bullying, sejam, por sua vez, vítimas de maus tratos e negligência familiar.

A paz nas escolas constrói-se combatendo a violência de género, o racismo, a xenofobia e o preconceito de classe, na certeza de que “A violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza” conforme as palavras sábias do Dalai Lama.

Dados recolhidos pela PSP dão conta que a situação relativa aos episódios de bullying nas escolas depois do regresso ao ensino presencial continua a ser preocupante, sendo a maior parte das vítimas e agressores jovens dos 12 aos 15 anos.

Cristiane Miranda, coach e fundadora do Teen On Top - Coaching para Jovens refere que "O bullying normalmente começa muito cedo, no segundo ciclo, mas também ouvimos muitos relatos de bullying na escola primária e até na pré-primária, o que é muito preocupante".

Neste Dia Escolar da Não Violência e da Paz e em todos os que se seguirem, urge dar sentido ao combate à violência e exponenciar a promoção de uma cultura de paz, relembrando que Martin Luther King defendia que “uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la”.
 

Equipa de EPS do AEJD
 

Video Bullying na escola (Video Curto com história) 

Animação - Música: Paz (Yon Natan)