Dia Internacional do Obrigado 2023

No próximo dia 11 de janeiro celebra-se o Dia Internacional do Obrigado.

Com a celebração desta data nascida nas redes sociais pretende-se que cada um se sinta grato a todos os que estão presentes nas suas vidas, que, de um modo ou de outro, contribuem para que a vida tenha significado, ajudando a ser-se pessoa nos diversos momentos e circunstâncias da vida.

Obrigado, bem-haja, grato, agradecido, são palavras apaziguadoras, transpirando cordialidade, vezes sem conta a chave para a abertura de rostos, de portas, o estender de mãos, o encontrar novos caminhos nos meandros da vida.

Desde sempre a humanidade esteve consciente do significado profundo da gratidão enquanto instrumento subtil de construção de laços e cumplicidades que fazem companheiros para a vida. É tal o poder fecundo da gratidão que já na Antiguidade Clássica Esopo referia que “ A gratidão é a virtude das almas nobres” e mais tarde no período helenístico Epicuro de Samos reforçava a ideia de que “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

Rumi ou Mevlana, poeta e mestre espiritual persa do século XIII, que viveu grande parte da sua vida na Anatólia (Turquia), deixando transparecer uma imensa sabedoria deixou-nos esta pérola do seu pensamento “Use a gratidão como um manto. E esta irá alimentar cada canto da sua vida”.

Na idade moderna, William Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o mais influente dramaturgo do mundo, defendeu que “A gratidão é o único tesouro dos humildes” e já no século XIX Honoré de Balzac, prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas, deixou-nos esta perspicaz definição “A gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas”.

Já no nosso tempo, Melody Beattie, autora americana de livros de autoajuda sobre relacionamentos codependentes, bem consciente de que a espécie humana é um ser eminentemente social, recorda-nos que “A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã”.

Continuamos convictos que um obrigad@ aquece-nos a alma, qual raio de sol diluindo a densidade dos dias amargos e cinzentos marcados pelas notícias da selvajaria que continua a grassar na Ucrânia e em outras partes deste planeta onde o sublime e o grotesco teimam em coexistir.

Que neste dia continuemos a saber ser gratos e a manter a esperança de que há espaço para um mundo melhor, em que não nos roubem a força anímica tão necessária ao fluir da vida.


Obrigad@

Equipa EPS do AEJD  

 

Thank You All Around The World (Official Animated Video) by Miss Kim's Children's Music


Thank You (Celine Dion) | One Voice Children's Choir Cover