Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama – 30/10

No próximo sábado, dia 30 de outubro, no final de um mês dedicado à problemática do cancro da mama, grande objetivo do movimento Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama, assinala-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

Nos anos 90 do século passado surgiu nos Estados Unidos da América o movimento “Outubro Rosa” (Pink October) com o objetivo de despertar, consciencializar e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Rapidamente esta ideia espalhou-se pelo mundo e, em variados países, a cor rosa passou a ser utilizada para homenagear as mulheres atingidas pelo flagelo do cancro da mama. Pretendia-se, igualmente, relevar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, a par da urgência em apoiar a investigação nesta área, visando potenciar o combate a um “mal” que, não considerando o cancro da pele, constitui o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, nas quais representa uma das principais causas de morte precoce.

 

 

Inspirando-nos no belíssimo poema de Luísa Sobral “A Rosa”, diremos que na luta contra o cancro da mama é preciso que a rosa continue a ser rosa e não se vista de “mal me quer” e que a rosa tenha tudo “porque uma rosa sem amor, não tem perfume de flor e morre ao nascer”.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) tem desenvolvido um trabalho muito meritório através do Movimento “Vencer e Viver” e da promoção da iniciativa “Outubro Rosa”, divulgando informação e formas de apoio à mulher e família e, sobretudo, enfatizando a ideia de que na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, o momento faz toda a diferença no desfecho da luta contra este “mal” e na sua derrota final, porque todas as mulheres contam e cada uma em particular.

Como tantas outras doenças, o cancro da mama continua a aumentar a um ritmo mais notório nos países desenvolvidos, muito por culpa de alguns dos fatores de risco relacionados com estilos de vida e comportamentos que nestes países assumem maior relevância. A maior incidência tem-se verificado particularmente depois dos 60 anos, se bem que já se faça sentir a partir dos 45 anos.

​ O ditado popular “Um homem prevenido vale por dois”, ou, melhor dizendo, “Um homem ou uma mulher prevenidos valem por dois” - já que vivemos, e bem, e outra coisa não seria de esperar, em tempos de igualdade de género - tem particular aplicação na problemática do cancro da mama, no sentido de estarmos alerta para os múltiplos fatores de risco do cancro da mama, a saber: idade, reincidência do cancro da mama, história familiar, alterações genéticas, primeira gravidez tardia, história menstrual, terapêutica hormonal de substituição, grupo humano, obesidade e sedentarismo.

Um estudo recente levado a cabo nos EUA permitiu descobrir que fumadores ou ex-fumadores apresentam uma incidência maior de metástases pulmonares relativamente a pacientes não fumadores. O estudo revelou que a nicotina promove a propagação das células do cancro da mama para os pulmões.

A pandemia levou a que muitos diagnósticos precoces do cancro da mama deixassem de ser efetuados durante este ano e meio, seja devido aos confinamentos e suspensão temporária do rastreio, ao menor acompanhamento de saúde nos cuidados básicos, seja também ao medo do contacto hospitalar por parte das utentes, situações que poderão justificar o facto de estarem a ser encontrados diagnósticos com estadios mais adiantados da doença relativamente aos encontrados antes da pandemia.

Portugal é um dos países europeus que registam melhores taxas de sobrevivência no cancro da mama (90% em média), o que atesta a qualidade do nosso sistema nacional de saúde, não obstante todos os problemas que o afetam, representando este dado um bom indicador do grau civilizacional de um país, onde, regra geral, as pessoas contam.

É nossa esperança que outubro continue a ser rosa para que o “mal me quer” ganhe coração de rosa que não deixe de bater e que só saiba o que é bem querer.

 

Cancro da mama: 5 minutos por mês podem salvar a sua vida

https://www.youtube.com/watch?v=a-XXtNGY4xw

 
Outubro Rosa | Prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama
https://www.youtube.com/watch?v=dvBEURwt3Uw
 
Outubro Rosa | Tratamento do Cancro da Mama
https://www.youtube.com/watch?v=LBnboRxRfyE

 

Equipa EPS do AEJD