Dia Mundial do Ambiente 2020

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho, assinalando o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Este evento anual pretende continuar a alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente, a casa comum de todos os seres vivos.

Num tempo marcado e traumatizado pela emergência da covid-19, a ordem do dia, para quem se mantenha desperto para o mundo, é já pautada pela evidência da fragilidade e vulnerabilidade do nosso modo de vida assente na utilização desregrada dos recursos naturais que se tem traduzido numa redução drástica dos ecossistemas naturais e de rutura dos equilíbrios estabelecidos entre o mundo vivo e o mundo inanimado.

Esse já longínquo evento de 1972 foi um marco para a consciência ecológica cuja Declaração Final contém 19 princípios que apontam para a necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases da nova agenda ambiental das Nações Unidas e de que os trechos a seguir transcritos fazem prova.

Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar as nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual a nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…

Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade.

A nossa segurança e sobrevivência depende da nossa atitude para com a casa comum de todos os seres vivos.

Equipa EPS do AEJD