Dia da Não Violência e Paz 2020

Hoje, dia 30 de janeiro, em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi, grande defensor do princípio da não-violência, assassinado em 30 de janeiro de 1948, no rescaldo das lutas que levaram à divisão e independência da Índia Britânica, assinala-se o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas.

Não! Nas sociedades civilizadas a violência e a agressividade não são o modo natural de relacionamento entre as pessoas.


Há muito que nos deveríamos ter libertado de sentimentos criadores de exclusão, de não-aceitação do outro, de sobrevalorização das diferenças entre as pessoas, encaradas numa ótica de superioridade/inferioridade, quando, pelo contrário, essas diferenças espelham a “sabedoria da natureza” ao promover a diversidade da população humana.


A multiplicidade de formas de vida são a melhor prova de que a diversidade é condição essencial à sobrevivência e adaptação perante as mudanças que vão surgindo a todo o momento.


O grande objetivo da comemoração deste dia prende-se com a sensibilização de alunos, professores, pais, comunidade em geral e poderes institucionais para a promoção de valores como o companheirismo, a amizade, a empatia, a entreajuda, a igualdade, a lealdade, a solidariedade e a capacidade de se colocar no lugar do outro, que devem estar presentes no relacionamento do dia-a-dia.


Tal como o nosso organismo tende a rejeitar e combater qualquer corpo que lhe é estranho, a erradicação do bullying, algo que deve ser encarado como não natural no relacionamento interpessoal, terá que constituir uma prioridade absoluta na promoção da não violência e paz nas escolas.

 

Equipa de EPS do AEJD