CIDADANIA E
DESENVOLVIMENTO

A exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo Português em África: Mitos e Realidades, está patente no Bloco C da Escola Secundária Júlio Dantas, para a comunidade educativa, entre 15 de outubro e 25 de novembro de 2025.

A exposição original, co-organizada pelo Museu Nacional de Etnologia (Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.) e o Centro de Estudos Sobre África e do Desenvolvimento (Instituto Superior de Economia e Gestão, UL), resulta do trabalho de uma equipa de investigadores, com a coordenação científica da Professora Doutora Isabel Castro Henriques.

A nossa Escola teve a enorme honra de ser convidada pela coordenadora científica e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/ISEG), para ser uma entidade parceira desta exposição e acolher a sua edição itinerante.

Constituída por 30 painéis, a exposição enuncia e desmonta os mitos construídos pela ideologia colonial nos séculos XIX e XX e identifica legados que hoje permanecem no imaginário português. Ao mesmo tempo coloca em evidência a complexidade organizativa das sociedades africanas, as formas de resistência à colonização e a preservação das suas identidades sociais e culturais.

Organização da Exposição na ESJD: Grupo 400 (História); Cidadania e Desenvolvimento; Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI).