Dia Internacional da Mulher 2019

No dia 8 de março assinala-se o Dia Internacional da Mulher.

A adoção deste dia como o Dia Internacional da Mulher ocorreu em 1975, por iniciativa da ONU, ano que havia sido designado como o Ano Internacional da Mulher por aquela organização.

O principal objetivo desta decisão foi homenagear uma das metades da humanidade, valorizando a grande epopeia que tem sido e continua a ser a sua luta pela igualdade de género, por direitos sociais, políticos e económicos em pé de igualdade com a outra metade.

Num mundo em que a desigualdade campeia e se tem acentuado nos últimos tempos, é preciso relembrar que, se todos nascemos e morremos do mesmo modo, nada justifica que na vida não sejamos encarados como iguais em direitos e deveres.

A Equipa Promotora de Saúde do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas consciente da importância da luta pelos direitos das mulheres, não podia deixar passar em branco uma data como esta, tendo sido com este propósito que os alunos das turmas PIEF realizaram trabalhos sobre mulheres que se destacaram em variados domínios da sociedade da sua época e, ainda, um acróstico em que associam à expressão “MULHERES INSPIRADORAS” uma série de qualificativos muito dignificantes das mulheres.

Também os alunos da turma 10.º L1 realizaram pesquisas relativas a mulheres que se evidenciaram na filosofia e ciências desde a Antiguidade Clássica até à atualidade.


Não podíamos, igualmente, deixar de agradecer a disponibilidade dos professores do PIEF, da sua Diretora de Turma, Professora Sónia Carvalho, e Neusa Palroz,  bem como da professora Teresa Carmo, do 10.º L1 pelo incentivo dado aos alunos na realização dos excelentes trabalhos expostos no átrio do bloco C.

Para fechar com chave de ouro a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no nosso agrupamento, desfrutemos o belíssimo poema da nossa Irene Serrão.

 

SER MULHER


 

 

Ser Mulher
É ser sentinela
É tornar o pouco em muito
É saber escutar
É num estado permanente
Fazer do amor, uma arte
 

Ser Mulher
É acolher o outro
É sussurrar ternuras
É lavar rancores
É fazer do certo
Boas condutas.
 

Ser Mulher
É ser gente
É saber dizer
Na hora certa
O sim, com convicção
O não, com determinação.
 

Ser mulher
É beber
Cada fase da vida
de forma inteligente
Paciente
Decidida
 

Ser mulher
É ser ativa
Intervir, ir
Buscar no interior
Formas de agir.
 

Ser mulher
É estar presente
É poder
Quero, não quero
Esta é a minha decisão.
 

Ser mulher
É ser forte
meiga
audaz
É das pequenas coisas
Fazer caminhos de paz.
 

Ser mulher
É olhar o céu e o mar
É ver na imensidão
Liberdade
Esperança
Razão.

 

Equipa EPS do AEJD